Para que você possa desfrutar de toda a tecnologia e segurança que este produto está apto lhe proporcionar, siga as instruções de instalação a seguir:

  • Na troca de pastilhas sempre substitua ou retifique os discos de freio para que as condulações formadas no desgaste entre a pastilha antiga e o disco não venham a prejudicar o correto assentamento das novas peças.
  • Substitua os discos freio quando atingirem a espessura mínima
  • A espessura dos discos de freio do mesmo eixo deve ser igual
  • A substituição de peças, como por exemplo discos e pastilhas, devem ser realizadas sempre por eixo e nunca por roda.
  • Lave os discos de freio com desengraxante antes de ser montado no veículo.
  • Limpe as faces de contato entre o disco de freio e o cubo.
  • Com uma lixa retire todas as oxidações rebarbas da face de encosto do cubo.
  • Evite contaminar superfície dos discos e das pastilhas durante o manuseio, portanto, antes de executar a manutenção de um sistema de freio, como por exemplo, a troca de pastilhas ou lonas, limpe bem as mãos para evitar contaminação com óleo ou graxa.
  • O disco de freio suporta, durante as frenagens, altas temperaturas e esforços mecânicos extremos.

O uso de discos de freio com espessura abaixo da mínima especificada, pelo fabricantes, poderá ocasionar sérios problemas como:

  1. Maior possibilidade de superaquecimento dos freios devido à menor quantidade de material;
  2. Menor resistência mecânica da peça, podendo ocorrer emperramento, trincas ou até mesmo a quebra total do disco de freio;
  3. Travamento do êmbolo da pinça de freio;
O aparecimento de vibrações no veículo durante as frenagens não está relacionado somente aos discos de freio. Há outras causas que contribuem para o problema da vibração, como por exemplo: problemas na suspensão: Após montado no veículo, a oscilação máxima (empenamento) permitida no conjunto disco / cubo / rolamento não devem exceder aos seguintes valores:
  • Automóveis: 0,10mm
  • Pick-up (A/C/D - 10/20, F-1000, F-4000, etc): 0,13mm

Fixe o disco de freio ao cubo (com os próprios parafusos da roda) e encoste a ponta de contato do relógio comparador 5mm abaixo da borda do disco de freio de freio. Gire-o devagar e faça a leitura.

A folga axial nos rolamento das rodas não deve exceder a 0,054 mm, caso contrário substiua-os ou faça o ajuste necessário.

Para medir a folga axial nos rolamentos de roda, empurre o cubo para trás, encoste a ponta de contato do relógio comparador no centro da face do cubo, puxe-o para frente e faça a leitura.

A oscilação lateral, empenamento do cubo, não deve exceder a 0,05mm.

Para medir a oscilação lateral do cubo, encoste a ponta do contato do relógio comparador próximo a sua borda. Gire-o e faça a leitura.

  1. Aplicação ou montagem incorreta dos rolamentos.
  2. Impurezas na face de encosto do disco e cubo.
  3. Desbalanceamento das rodas.
  4. Problemas na suspensão.
  5. Freio traseiro com tambor ovalizado.

Se algum dos itens acima citados estiver fora do especificado, não será concedida a garantia do disco de freio.

Atenção: logo após ter sido feita a troca de dos discos e pastilhas de freio, tem-se pouca eficiência do sistema de freio. Isto é considerado normal pois, apesar das peças serem novas, não se tem o contato total entre as faces de frenagem (assentamento).

Esta condição de trabalho contribui para o superaquecimento do sistema de freio, por este motivo é recomendado que nos primeiros 500 Km rodados não sejam utilizados os freios de forma brusca, exceto em caso de emergência, pois pode-se provocar o azulamento dos discos de freio devido ao excesso de temperatura, o que poderá vir a anular a garantia do disco de freio. Com a utilização normal,os freios vão se recuperando gradativamente até atingirem a eficiência total (assentamento).