1) Substitua os tambores de freio quando atingirem o diâmetro máximo permidido. A retifica do tambor de freio deve ser realizada sempre nos dois tambores de um mesmo eixo, isto quer dizer que os diâmetros dos tambores de freio devem ser iguais entre si. O tambor de freio suporta, durante as frenagens, altas temperaturas e esforços mecânicos extremos. O uso de tambor de freio com diâmetro acima do máximo permitido poderá ocasionar sérios problemas como:
- Maior possibilidade de superaquecimento dos freios devido a menor quantidade;
- Menor resistência mecânica da peça, podendo ocorrer ovalização, trincas ou até mesmo a quebra total do tambor de freio.
2) Choques mecânicos como marteladas ou quedas pode causar ovalização nos tambores, provocando trepidação no pedal de freio durante a frenagem;
3) Na troca das lonas, substitua os retifique os tambores de freio;
4) Troque sempre os tambores e as lonas de freio do mesmo eixo;
5) Lave os tambores de freio com desengraxante antes de montá-los no veículo;
6) Evite contaminar a superfície de atrito do tambor e das lonas de freio com graxa ou fluido de freio durante o manusei, pois a presença destas impurezas reduz o atrito entre as lonas e o tambor, tornando a frengem ineficiente;
7) Freadas contínuas ou carregamento impróprio do veículo causam o superaquecimento dos freios, comprometendo sua performance;
8) Verifique o sistema de freio a cada 5.000 Km.